Páginas

31 janeiro, 2009

Os drives virtuais esquecidos..

Outro dia me deparei com um problema meio incomum, um notebook que tinha 4 drives de cd/dvd (Windows XP). Lógico que não eram físicos, nem atrapalhavam em nada no funcionamento do sistema, mas atiçou minha curiosidade o fato de eu não saber de onde veio aquilo (o cliente menos ainda). Os drives extras tinham o nome: Generic DVD-ROM SCSI CdRom Device, apareciam no gerenciador de dispositivos, tinham unidades atribuídas e mesmo depois de deletados, retornavam ao reiniciar.


Gerenciador de Dispositivos e o Maledeto

Vasculhando na internet, encontrei um software chamado Daemon Tools, e um site falando sobre isso:

http://forum.daemon-tools.cc/f19/version-3-0-does-not-remove-virtual-drive-7056/

O D-Tools cria drives virtuais e normalmente é usado para rodar jogos que precisam dos cds no drive para executar. Daí é só copiar o cd para o hd e usar o Daemon pra "enganar" o jogo, emulando um drive de cd e rodando direto do hd.

Bom, aparentemente ele foi instalado no notebook e quando foi desinstalado o programa não removeu os drives virtuais e eu tive de fazer segundo o procedimento:
  • Fui em Painel de Controle --> Sistema --> Hardware --> Gerenciador de Dispositivos --> Dispositivos de Sistema
  • Deletei o dispositivo: Plug and Play BIOS Extension
  • Depois deletei os demais drives no Gerenciador de Dispositivos --> Unidades de DVD/CD-Rom.
Esse procedimento funcionou para o meu caso, embora exista diversos softwares além desse que criam drives virtuais. Se souberem de outros casos, compartilhem aqui. Suas experiências serão bem-vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...