Páginas

26 outubro, 2009

Impressão de PDF em formato de livreto

Pessoal, segue uma dica rápida. Outro dia precisei imprimir um livro que baixei em formato PDF, mas não queria gastar muito papel nem imprimir na folha A4 (muito grande), daí comecei a procurar como imprimir o PDF em formato de livreto. Quem dera fosse tão fácil...



Primeiramente, para que fique claro o nível de complexidade da situação, o nome desse processo é Imposição [1] [2] [3] e normalmente é realizado por gráficas para impressão de revistas e livros usando programas específicos e bem carinhos (Indesign, Pagemaker e semelhantes).

No meu caso, não queria ter que aprender a mexer em um programa só pra imprimir em formato de livreto (ou booklets) e os arquivos eram relativamente pequenos (menor que 10 Mb).

Depois de muito google, achei dois sites que convertem o PDF em Booklets, mas possuem limite de tamanho do arquivo. Basicamente, eles fazem a mesma coisa - Imprimir em formato livreto, mas eu recomendo o primeiro, pois possibilita várias configurações para o arquivo final.

BookletCreator - http://bookletcreator.com

PDF City - http://www.pdfcity.com

Analogamente, existe um programa chamado PocketMod que usa a imposição para criar um HPDA, mas pode-se baixar um programa do site e usá-lo offline para fazer essa mesma imposição com PDF (Já me disseram que serve bacana para impressão de colas!!!!).

PocketMod - http://www.pocketmod.com

Como funciona o PocketMod

Para os linuxers, o Dicas-L publicou um script que cria um PDF para impressão em A5.

Observação: Os sites só realizam a imposição se o seu PDF estiver desprotegido. Se ele estiver protegido, recomendo o PDF Unlocker. É muito fácil de usar, ele cria um ícone na área de trabalho e basta mover o PDF para cima do ícone e pronto, ele cria um novo arquivo sem proteção. Fonte.

Um comentário:

Amanojaku disse...

ótimo post! como agradecimento irei agregar algo, tem um software gratuito que faz o serviço todo, basta configurar corretamente, é o pdf booklet >> http://pdfbooklet.sourceforge.net/
Graças ao seu post, em 40 minutos consegui encontrar um software, instalar, imprimir e testar se funciona. E um livro de 206 foi impresso perfeitamente sem falha alguma! Muito obrigado!

p.s. para não ficar com aparencia feia, recomendo que deixem 3 folhas por livreto, mais que isso ficará estranho depois de juntar todos os livretos.

Ótimo post!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...