Páginas

17 fevereiro, 2010

DIY - Nó Monkey's Fist

Inaugurando a série de posts sobre nós, escolhi iniciar com um nó bastante peculiar, o Monkey's Fist / Monkey Paw.

Monkey's Fist (Fonte: Wikipedia)

O Monkey's Fist é um tipo de nó muito interessante e popular, pois pode ser tanto utilitário quanto decorativo. É um nó terminal, confeccionado ao redor de um objeto, que pode ser uma esfera, um pedaço de madeira, de couro etc. Originalmente era usado para facilitar o arremesso de uma corda, tendo diversas aplicações, como na marinha; no alpinismo; como arma para briga de rua e, mais recentemente, como chaveiro e marca-páginas.

Um Chaveiro com um Monkey's Fist

Como pode-se perceber, o Monkey's Fist (Punho de Macaco em inglês) recebeu o seu nome devido parecer com uma mão fechada e ao fato de conter um peso em seu interior (No chaveiro acima, eu usei uma peteca de metal). Esse nó também pode ser facilmente combinado a outros nós (Ainda no exemplo acima, foi combinado com um Round Sinnet e com um Lanyard para dar um acabamento melhor, retirado do blog do Stormdrane).

O vídeo abaixo mostra um tutorial de como fazer esse nó. Foi publicado no Canal do Stormdrane no Youtube e ele utilizou uma corda mais grossa para facilitar a visualização na confecção do nó.


Dicas:
  • A etapa mais difícil da confecção desse nó é no final, quando temos que apertar. A sugestão do Stormdrane é ir seguindo o fluxo da corda, assim como no vídeo e apertar aos poucos. Comigo funcionou muito bem;
  • Um outro método para apertar o nó é, ao finalizar, molhar a área do punho com água fria e esquentar de modo que a água evapore rapidamente - Segundo o autor, isso fará com que a corda fique muito apertada e o punho bem justo (Não testei isso...);
  • O número de voltas usada no punho dependerá do tamanho da esfera colocada em seu núcleo - lembre-se que o nó será apertado ao final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...