Pouco tempo depois, ao visitar alguns sites especializados em produtos para camping, achei um primo do Tool Logic à venda no Brasil. Trata-se do Canivete Guepardo Survival Multifunção, que, diga-se de passagem, é uma cópia feita na cara-dura do seu original!
Canivete Guepardo Survival Multifuncão (Fonte: Guepardo)
Não foi difícil encontrar um para vender em uma loja local, e na internet também encontra-se facilmente desde Junho de 2009. Essa versão nacional do SL3 não herda o renome da marca, mas a qualidade não deixa nada a desejar em relação ao custo/benefício!
Vem com uma pedra faísca! (Fonte: Guepardo)
O Survival realmente é uma excelente ferramenta para uso em ambientes hostis, pois abrange alguns princípios de sobrevivência, como mostrado por Giuliano Toniolo (vejam mais informações no artigo sobre Bushcraft), como segue abaixo:
- Fogo: Possui uma pedra faísca;
- Sinalização: No cabo do canivete tem um apito de emergência e a lanterna led também pode servir para sinalização à noite;
- Navegação: Tem uma mini bússola no cordão.
- A lâmina é em aço 440 e corpo em alumínio 6063, bem resistente e com tinta preta opaca, semelhante às usadas em equipamentos táticos;
- Lanterna com led bem forte (eu já usei e ela ilumina bem!);
- Clip para usar no cinto;
- Lâmina resistente e afiada, com trava de segurança manual para não escorregar;
- Leve e prático: pesa 126 g e suas dimensões são 11,5 cm (Fechado) e 20,5 cm (Aberto).
O Led é bem potente! (Fonte: Guepardo)
Apesar de todo o esmero na fabricação desse canivete, ressalto alguns detalhes que não puderam passar despercebidos:
- O canivete vem com um cordão para usar no pulso - o detalhe é que seria uma excelente idéia se tivessem usado uma corda mais robusta para tal! O cordão que acompanha é muito frágil, é bom para usar em celular, em câmera digital, mas não para usar no canivete do Rambo!
- O mesmo vale para a bússola. Ela ficava presa por uma correntinha no cordão, mas foi a primeira que quebrou e caiu, quase que eu perco. Seria bom se ficasse fixa no cabo do canivete.
Reparem no cordão e na bússola (Fonte: Guepardo)
Claro que isso não afeta em nada a qualidade do produto. Após 3 tentativas, eu resolvi o problema fazendo um lanyard para o pulso que permite levar uma bússola e 4 metros de corda. Logo abaixo, vejam a 1a. versão - a que ficou mais bonita na minha opinião, porém é exclusivamente decorativa, pois não permite levar a bússola.
Embora eu goste de simplicidade, havia perdido a vantagem da bússola e, sem ela, o canivete não é a mesma coisa... Então eu fiz a 2a. versão, com uma bússola de um chaveiro que eu tinha (fácil de encontrar - são os que acompanham um mosquetão) e aumentei a quantidade de corda que poderia levar para aprox. 2m.
Ficou legal, mas 2m de corda não é muita coisa. Resolvido na 3a. versão, utilizando o mesmo nó da versão anterior, foi possível incluir 4m de uma corda mais fina, compactados em aprox. 12 cm (quase o mesmo tamanho do cabo do canivete), e com a bússola. Acho que agora ficou bom!
Depois dessas pequenas adaptações, ficou uma ferramente bem mais completa, abrangendo quase todos os princípios de sobrevivência, vejamos:
- Fogo: A pedra faísca;
- Sinalização: Apito de emergência + Mini Lanterna;
- Navegação: Mini Bússola;
- Abrigo: 4 metros de corda, útil para amarrar folhagens e improvisar abrigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário