Páginas

05 junho, 2011

Cartão de Visita com QR Code

Imagine a seguinte situação: Você recebeu um cartão de visita de alguém e gostaria de anotar os dados em seu celular. Essa situação certamente acontece com várias pessoas e praticamente todas precisam digitar os dados do contato manualmente. Em uma hipótese mais geek, o seu contato pode enviar via bluetooth um vCard, porém seria necessária a ativação do bluetooth no celular, o que para alguns mais experts em segurança seria algo muito perigoso (Quer saber mais? Pequise bluejacking, bluesnarfing e bluebugging). E agora? Existe outra maneira de facilitar isso?


Vai um QR Code aí?

Para facilitar esse processo, podemos usar uma tecnologia chamada QR Code, que, para quem não conhece, seria uma versão em duas dimensões do antigo código de barras. O QR Code pode armazenar números de telefones, texto, SMS, URLs, Tweets e até configurações de redes Wireless (para Androids) e a sua utilização aumentou consideravelmente com a enxurrada de smartphones/tablets com câmeras disponíveis no mercado. Basta baixar uma aplicação para o smartphone que ele lê tranquilamente esses códigos.

Voltando à situação do cartão de visita: Podemos também codificar um vCard nele e imprimir no seu cartão. Obviamente o seu cliente precisaria de um leitor no seu celular para conseguir ler e gravar os dados, e os aplicativos disponíveis para smartphones são vários. Sugiro acessar essa página para escolher um.

E nessa outra página tem vários Geradores de QR Code, que vc pode usar e criar um para o seu cartão de visita. Aproveite e siga as dicas do Efetividade.net para criar o seu cartão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...